segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CELINA DE ALBUQUERQUE,A PRIMEIRA PESSOA BATIZADA COM ESPIRITO SANTO NO BRASIL




Conheçam a primeira pessoa, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo: Celina Martins Albuquerque

Nasceu em Manaus, AM, em 19 de setembro de 1874, filha de José Martins Cardoso e de Cândida Rosa de Aguiar Cardoso. Casou-se aos 25 anos de idade, no dia 25 de setembro de 1899, com Henrique Albuquerque que, como seu sogro, era prático em navegação nos rios amazônicos.No Pará, converteu-se a Cristo, na Primeira Igreja Batista de Belém que, na época, era pastoreada por Almeida Sobrinho, por quem Celina foi batizada, no batistério do templo à rua João Balby, 406.Em 1910, chegaram os pioneiros do Movimento Pentecostal, que começaram a ensinar a doutrina do Espírito Santo que traziam em seus corações. Celina se interessou pelo que eles pregavam e, crendo na verdade, passou a buscar a promessa de Jesus Cristo.Com a idade de 95 anos, a fiel anciã foi chamada ao descanso eterno, a 27 de março de 1969, em Belém do Pará.

O selo do Espírito Santo veio primeiro sobre ela
Celina Albuquerque e Maria de Nazaré foram as primeiras a declarar que aceitavam a promessa registrada em Atos 2.17-18: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão sonhos vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão...” Elas se propuseram a permanecer em casa, em oração, até que Deus as batizasse com o Espírito Santo.
À uma hora da manhã do dia 8 de junho de 1911, em sua residência na rua Siqueira Mendes, 79 (atual 161), Celina Albuquerque foi a primeira pessoas, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo. Estava confirmada a verdade pregada pelos missionários, que anunciavam um novo batismo.
Logo ao amanhecer, a irmã Nazaré apressou-se a ir à casa de José Batista de Carvalho, na av. São Jerônimo, 224, levando consigo a boa nova de que a irmã Celina recebera a promessa conforme a Palavra de Deus. Na casa de José Batista estavam reunidas várias pessoas, entre elas Manoel Maria Rodrigues, diácono da Igreja Batista. Ele declarou mais tarde: “Foi nesse momento que ouvi falar e cri no batismo com o Espírito Santo”. Maria de Nazaré, no dia seguinte, teve a mesma experiência: era batizada com o Espírito Santo.
Imediatamente, todos os membros da igreja tiveram conhecimento do fato e algumas pessoas resolveram ir à casa de Celina, a fim de averiguarem pessoalmente o que estava acontecendo. Entre os interessados estavam os irmãos José Plácido da Costa, diácono e superintendente da Escola Dominical; Antônio Marcondes Garcia e esposa; Antônio Rodrigues e Raimundo Nobre, seminaristas.
Os dois missionários não silenciaram, continuando a pregar a Palavra de Deus. Realizavam reuniões de oração onde moravam, local agora muito visitado pelos membros da igreja. O clima naquela peque comunidade evangélica era de tensão. Formaram-se dois grupos: o daqueles que aceitavam a doutrina pregada pelos missionários e se mantinham firmes nas suas opiniões e o grupo daqueles que rejeitavam a doutrina do batismo com o Espírito Santo e não se conformavam com a presença dos missionários no sei da igreja.
Uma santa mulher; heroína da fé
Entre os cooperadores da primeira hora, na obra pentecostal no Brasil, encontram-se algumas mulheres que, como desprendimento e heroísmo, enfrentaram os maiores desafios. Elas se puseram como verdadeiras colunas, como vasos de ouro nas mãos de Deus.
Celina Albuquerque destacou-se entre elas. Sua bravura evidenciou-se em episódios como o descrito por A. P. Franklin, autor de Entre Crentes Pentecostais e Santos Abandonados na América do Sul, citado em O Diário de um Pioneiro. Reporta-se a um incidente ocorrido em 13 de novembro (de 1911), por ocasião de um batismo, quando grande multidão, armada com facas e laços, estava decidida a impedir a cerimônia. O escritor começa a informar: “Os primeiros batismos eram feitos todos em segredo, geralmente, às onze horas da noite, pois não havia nem templos nem tanques batismais”. E prossegue: “Mas um dia criaram coragem e anunciaram um batismo público a beira-rio. Isso deu tempo para que os inimigos se preparassem. Vieram então várias centenas de homens e pensavam que com violência poderiam impedir o ato sagrado. O líder veio à frente carregando uma cruz. Os poucos crentes que estavam reunidos compreenderam o perigo naquele momento e temeram que sangue fosse derramado, Vingren procurou ler a Bíblia, mas foi impedido. Procurou outra vez, mas o líder tirou o seu punhal e se preparou para lançar contra ele”.
Neste instante, a irmã Celina interveio colocando-se entre os dois, e esse gesto salvou-lhe a vida. Então veio a inesperada providência de Deus: o Senhor fez com que um outro católico, pessoa idosa e respeitável, se impusesse, a gritar: “Chega! Deixem que eles tenham a sua cerimônia”. O líder do grupo intentava concretizar a ameaça, mas sem o mesmo ímpeto foi contido pela palavra do missionário: “Eu faço somente o que Deus quer!” E mesmo sob os riscos, que continuavam, o ato se realizou. E Deus deu o livramento.
Ao ser batizada no Espírito Santo, Celina começou a despertar os irmãos no sentido de lhe seguirem o exemplo, havendo sido, por conseguinte, um marco esplendoroso.

21 comentários:

  1. isso msm uma mulher foi movida com a unção de Deus uma mulher Santa e foi batizada por 2 estrangeiros suecos jovens q ñ sabia nossa lingua trabalharam em equipe para vencer essa parte para Que Deus estendeçe a mão e os envia-se a vitoria
    no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E QUEM FOI O ÚLTIMO, QUE VOCÊS CONHECEM...

      Estamos vivendo dias em que, nem os que foram batizados falam mais línguas estranhas

      VAMOS ORAR PRA DEUS VOLTAR A BATIZAR NOVAMENTE.

      Excluir
  2. O pastor que me perdoe...
    Mas a matéria acima não condiz com a história. A Assembleia de Deus parece querer torcer a história a seu favor. Os nobres irmãos da Assembleia de Deus nunca ouviram falar sobre a Congregação Cristã no Brasil, PIONEIRA NO BRASIL no que se refere aos dons espirituais!? Antes mesmo de Daniel Berg e Gunnar Vingren virem ao Brasil, vários membros da Congregação Cristã no Brasil já haviam sido agraciados em o batismo com o Espírito Santo, com evidência de novas línguas; quando isso acontecia, dona Celina Albuquerque desconhecia completamente a existência dos missionários suecos.

    Uma pergunta minha: - Porque a CPAD - uma editora respeitável - não corrige esse equívoco corrente entre vocês que perduram até aos dias de hoje, inclusive mencionando o equívoco de Vingren em seu diário ao falar de dona Celina como a primeira pessoa no Brasil a receber de Jesus o batismo com o Espírito Santo? Como cristãos que somos, amado, devemos zelar pela verdade e a história está aí para corrigir.

    Caso deseja dialogar comigo, informo que sou membro da CCB, e desejo conversar contigo, no amor do Senhor Jesus. Meu e-mail, é: sakaledah@yahoo.com.br

    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me dizer quem foi e em qual circundtância ?

      Excluir
    2. Graça e Paz !!!

      Sugiro à leitura do livro editado pela CPAD - As Assembleias de Deus no Brasil - Sumário Histórico Ilustrado, 2ª edição em 1998, nas páginas 114 e 116. No Sul do Brasil em 1908-1909, houve pessoas batizadas com o Espírito Santo antes de membros da Congregação Cristã e de membros da Assembleia de Deus.

      Que Deus abençoe a todos em o nome de Jesus .

      Excluir
    3. E QUEM FOI O ÚLTIMO, QUE VOCÊS CONHECEM...

      Estamos vivendo dias em que, nem os que foram batizados falam mais línguas estranhas

      VAMOS ORAR PRA DEUS VOLTAR A BATIZAR NOVAMENTE.

      Excluir
  3. Gostei da postagem do irmão Daniel Kauphan...
    sou da Assembleia de Deus e concordo exatamente e faço a mesma pergunta a mim mesmo. Porque a CPAD - uma editora respeitável - não corrige esse equívoco corrente entre vocês que perduram até aos dias de hoje??
    fica a pergunta no ar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz !!!

      Sugiro à leitura do livro editado pela CPAD - As Assembleias de Deus no Brasil - Sumário Histórico Ilustrado, 2ª edição em 1998, nas páginas 114 e 116. No Sul do Brasil em 1908-1909, houve pessoas batizadas com o Espírito Santo antes de membros da Congregação Cristã e de membros da Assembleia de Deus.

      Que Deus abençoe a todos em o nome de Jesus .

      Excluir
  4. Quem se importa com quem foi ou não foi o primeiro a ser batizado com o Espirito santo, que coisa esse e o brasil em tudo gera uma polemica e todos querendo ter razão pelo amor de deus sei la esse fato ai ta registrado como primeiro ta e dai eu creio também que antes disso o espirito santo deve ter batizado uns quantos mas ninguém foi capaz de contar porque para o povo do mundo isso e loucura.parem e pensem quem crer e for batizado sera salvo pelo amor de Deus sera que la no céu vai ta escrito assim assembleianos pra ca batistas pra la cristãos não sei das quantas pro outro lado, se toca gente parem de estar ligados na placa de igreja o povinho hein jesus ta voltando e sei não hein vigia povo vigia...sobre o assunto pra mim foi bom conhecer um pouco mais da historia da irma Celina mulher de deus serva mesmo muito produtivo pra mim exemplo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é vc para reprimir alguém? Não se enxerga... A discussão é saudável para o crescimento.

      Excluir
  5. Igreja Assembleia de Deus Missão Resgate. Endereço: http://admissaoresgate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. QUEM FOI BATIZADO PRIMEIRO SÓ INTERESSA A hISTÓRIA, O IMPORTANTE É, QUE OS PIONEIRO NA FÉ CRISTÃ, FORAM BATIZADOS COM ESPIRITO SANTO E COM FOGO. "BRIGUINHA" "TITI" VAMOS DÁ MAIS VALOR A CRISTO QUE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR. DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  7. A CPAD NÃO RECONHECE A CONGREGAÇÃO CRISTÃ COMO IGREJA.
    POIS SE TRATA DE UMA SEITA .
    SUGIRO QUE LEIA O LIVRO SEITAS E HERESIAS DA CPAD.

    SENDO ASSIM DIZER QUE ALGUÉM LA FOI BATIZADO COM O ESPIRITO SANTO , QUANDO NÃO RECONHECEM A SUA DOUTRINA > PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO < ISSO É UM INSULTO A PESSOA DO ESPIRITO SANTO.MAS COMO JA FOI DITO AINDA QUE MILHARES DE PESSOAS TIVESSEM CIDO BATIZADAS ANTES DA IRMÃ CELINA DE NADA TERIA ADINTADO. POIS QUANDO O ESPIRITO SANTO BATIZA NÃO É PARA A PESSOA VIRAR COVARDE E SE ESCONDER OU FUGIR DA BATALHA ,MAS É PARA FAZER COMO A IRMÃO CELINA IR PARA A GUERRA ENFRENTAR FACA ,MAS NÃO RECUAR SER DESBRAVADOR . NÃO SE ACENDE UMA LAMPADA E ESCONDE DEBAIXO DO COLCHÃO . PROVERA DEUS QUE A IGREJA DE HOJE. E REFIRO-ME A ASSEMBLÉIA DE DEUS QUE FOSSE COMPOSTA POR MEMBROS COMO A IRMÃO CELINA . CERTAMENTE NÃO ESTARIA ESSE MARASMO ESPIRITUAL QUE ESTA HOJE.

    ResponderExcluir
  8. Pastor Bel Luciano Soares, por favor vc disse que a CCB é uma seita?
    Por gentileza o que vc entende por seita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ainda perde tempo com alienados?

      Excluir
    2. Pode não ser uma ceita...eu tbn tenho dúvidas. Mas não cumpre o ide de Jesus.(IDE...Por todo o mundo e pregai o Evangelho).

      Excluir
  9. jesus vem buscar uma igreja i não religião .....vc estar sendo a igreja de cristo;;;;;;;;;;

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Amados irmãos assembleianos e das demais denominações, acho desnecessária a discussão e até agressões verbais sobre o assunto em questão. Basta um pouco de atenção ao que é relatado sobre a saudosa irmã Celina de Albuquerque. Pode ter havido, sim, batismos com o Espírito Santo anterior à irmã Celina, mas o que deve ser esclarecido para que cessem quaisquer rixas ou discórdias é que, em se tratando da Assembleia de Deus e o trabalho desenvolvido pelos pioneiros suecos, o primeiro registro da experiência pentecostal assembleiana no Brasil ocorreu com a irmã Celina de Albuquerque no dia 08/06/1911, há exatos 107 anos, em sua residência à 1 hora da madrugada, na rua Siqueira Mendes nº 79 em Belém do Pará, e pronto. Trata-se de pioneirismo nas Assembleias de Deus e nada mais. Estamos entendidos? Que o SENHOR abençoe a cada servo Seu em todas as denominações. A ELE SEJA A GLÓRIA PARA SEMPRE...AMÉM! (Cantor e Pastor Adonias Martins)

    ResponderExcluir